Phong Nha – Ke Bang National Park

NGUYEN SHACK

Já tinha ficado hospedada no Nguyen Shack em Can Tho, e tinha adorado, por isso sabia que quando chegasse a Phong Nha queria ficar novamente com eles.

Inicialmente tinha pensado ficar duas noites, mas acabei por ficar três semanas. Exacto, gostei assim tanto de Phong Nha! O alojamento é incrível, todo contruído em materiais natuais (madeira, bamboo), com um terraço convidativo com vista para as incríveis montanhas, e até com acesso a uma pequena gruta. 100.000 VD (cerca de €4) por noite, não incluíndo o pequeno-almoço. O aluguer de mota fica pelo mesmo valor, por dia.

Têm uma pequena cadelinha e uma gatinha que fazem as delicias dos hóspedes! E as refeições servidas são maravilhosas, com destaque para as estrelas da ementa, o BBQ e o Hotpot.

O dono já me conhecia de Can Tho, e fez-me a oferta de lhes fazer um video ao meu estilo, com a minha experiência em Phong Nha – as fotos e descrições que se seguem seguem a mesma linha temporal do vídeo acima.

PHONG NHA CAVE

Phong Nha Cave é a mais fácil de se visitar, pois a entrada é na mesma rua dos alojamentos. Tem que se apanhar um barco – 360.000VD, a dividir por todos os ocupantes, sendo que o limite de cada barco são 14 passageiros. A entrada na gruta são 80.000VD. A visita completa dura cerca de 2h, e é possível combinar com um trek a Tien Son Cave, por um valor extra (não fiz).

A maior parte da visita é feita no barco – à entrada da gruta desligam-se os motores, e rema-se, evitando assim a amplificação do som dos motores, e aos baixos níveis de poluição. No fim, o barco pára, e faz-se uma pequena parte do percurso pela gruta a pé, cerca de 200m.

TU LAN CAVE SYSTEM

Esta tour fiz com a Oxalis, que é a agência que detém exclusividade de algumas das grutas da zona, incluíndo Son Doong, a maior gruta do mundo. A primeira ideia das pessoas é que estes tour são extremamente caros, e que não gostam de se juntar a tours organizados. Na minha opinião, não podia discordar mais: são tours extremamente bem organizados, a um número limitado de pessoas, que respeita a cultura local e o ambiente, que zelam pela nossa segurança ao mesmo tempo que nos proporcionam experiências incríveis, literalmente ao outro lado do mundo. Eu fiz a Tu Lan Cave Encounter, um tour de dois dias e uma noite, em que exploramos quatro grutas (Ken Cave, Kim Cave, Tu Lan Cave e Hung Ton Cave), fazemos muito trekking, scrambling, nadamos dentro e fora de grutas, trepamos cascatas, mas acima de tudo, nos divertimos imenso.

Este é o cenário onde foi filmada a mais recente versão de King Kong, a Skull Island. Preço total do tour são 5.500.000VD.

PARADISE CAVE

Esta é provavelmente a gruta mais bonita do mundo, e é também a mais longa do mundo, com 31kms de comprimento. As estalactites e estalagmites são absolutamente incríveis, e a gruta está maravilhosamente iluminada, e com um extenso passadiço de madeira que faz com o que o seu acesso e visita sejam fáceis para a grande maioria das pessoas (continua mesmo assim a não ter um acesso a utilizadores de cadeiras de rodas, por exemplo).

Os visitantes apenas podem percorrer 1km desta gruta, mas vale bem a pena. O preço de entrada são 250.000VD.

BOTANIC GARDEN

O Botanic Garden tem dois itinerários bastante interessantes, um de cerca de 1h e outro de 3h. É possível acampar no parque. O preço de acesso ao parque são 40.000VD, 4.000VD para estacionamento (motas), e para o acampamento 130.000VD para uma tenda de duas pessoas, ou 70.000VD para uma tenda de uma pessoa. Os preços incluem tenta, colchão e sacos-cama. Quem quiser acampar com a própria tenda, o valor são 50.000VD.

O parque tem umas cascatas e pequenos lagos onde é possível mergulhar. Têm também um Animal Rescue Centre, onde podemos ver os pequenos “pacientes” da vida selvagem local: porco-espinho, cobra píton, macacos…

AROUND PHONG NHA

As paisagens à volta da área são estonteantes: pequenas vilas, igrejas, as muitas campas coloridas entre campos de arroz e montanhas calcárias, rios de um azul turquesa incrível, estradas maravilhosas e grutas, muitas grutas!

Com a minha mota fiz 600kms na zona, nas três semanas que aqui fiquei hospedada, a explorar e namorar a paisagem que me rodeava. Phong Nha fica sem dúvida no topo dos sítios mais bonitos que visitei até hoje, e quem ainda não foi, não sabe o que perde!

Vê como tem sido a minha viagem de mota pelo Vietname no mapa:

Leave a Reply